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Mente & Espírito

Yoga para iniciantes: 10 dicas fundamentais

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Sempre quis praticar mas não sabe por onde começar? Confira nossas dicas básicas para você iniciar seu treino em casa.

Yoga na Prática

1 – Não tenha expectativas.

Em grande parte das vezes não conseguimos iniciar uma prática em nossa própria casa pois a idealizamos mais do que deveríamos. Imaginamos que praticando em poucos minutos já vamos obter algum resultado. Na verdade, a importância e efeito esta em mantermos frequência na prática. Para tanto devemos iniciar com o tempo que for possível e com as técnicas que dominamos, “básicas” ou “avançadas”. Yoga é um caminho, é dia após dia. É principalmente atitude, presença, auto observação, posse e responsabilidade em ações e pensamentos enquanto praticamos.

2. Proponha-se a Meditar

Você deve reservar um tempo para se distanciar do mental viciado , compulsivo por pensamentos e condicionado para se perceber. Comece nem que seja com 1 minuto ao dia. Após alguns dias, passe para 5 minutos e vá aumentando conforme você sinta que será possível manter o ritmo de treino. Determine local, hora do dia. Crie um ritual para tal.  Por exemplo: Acorde, tome banho, faça alguns asanas e sente-se para meditar. Aqui a frequência e constância é mais importante que o tempo da meditação. Tenha como objetivo meditar ao acordar e antes de dormir. Há a necessidade de parar, de silenciar. Silenciar se em si mesmo para poder ascender nosso universo interior, entrar em contato com si mesmo e renovar. Passar a atuar de acordo com o que realmente tem a ver com nossa essência, e não agir apenas no condicionamento social.

3. Defina melhor horário e tempo real disponível.

Qual o período do dia disponível para sua prática? Quantas vezes por semana? Dias? Nem sempre é possível manter a mesma rotina, prepare-se para outras possibilidades.

4. Escolha um espaço

Observe que um ambiente amplo, cheio de EVAs ou livre arestas, silencioso e com uma iluminação adequada será difícil de conseguir em nossas casas cada vez menores, mas não se preocupe, não é isto o essencial. Ter um canto, mesmo aquele que você tenha que arrastar um móvel para abrir um espaço suficiente para um mat, mas que seja sempre o mesmo, para estimular a disciplina.

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5. É interessante adquirir um mat

Além de amortecer seu corpo contra o solo, funciona como um ambiente móvel para praticar em parques, viagens, praia e outros ambientes.

6. Inicie com asanas mais simples

Inicie com movimentos simples, vá avançando pouco a pouco em cada movimento até ir dominando a técnica de forma gradual e poder avançar para a próxima prática sem risco de causar lesões.

7. Tenha as sequências da prática pronta

Recomendamos o treino por algumas semanas antes de iniciar uma nova sequência.

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8. Determine um tempo para cada Asana.

É interessante disciplinar o seu tempo diário, separando aqueles minutos na sua manhã todos os dias.

9. Pense em praticar um tipo de Pranayama especifico por mês

O prefixo “Prana” vêm do sânscrito para “energia vital” e o sufixo “yama” para “controle”. Os Pranayamas são diferentes técnicas de respiração, controle e privação de oxigênio. Pesquise as diversas técnicas aqui e escolha a que você mais se sinta a vontade.

10. É melhor uma prática simples mas constante

A constância é fundamental, é preciso praticar para trilhar o caminho do yoga que é da libertação. Yoga é uma filosofia de vida prática, não se avança somente com teorias.

Você pode ainda encontrar muitas práticas explicadas na internet, recomendamos o instrutor Carlo Guaragna e toda a equipe do Prána Yoga.

 

Post baseado nos conhecimentos compartilhados dos amigos Yoga na Prática.

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