OCB C Novembro
Tabaco

Vacina contra zika é desenvolvida e produzida em folhas de tabaco

tabaco

Com resposta 100% imune e redução do custo de produção, a vacina é um grande avanço no campo da saúde mundial.

Visando uma produção mais barata e acessível um grupo de pesquisadores conseguiu criar uma vacina contra o vírus zika, utilizando como base as folhas do tabaco. Os resultados foram publicados no periódico “Scientific Reports”, ligado à revista “Nature”, nesta quarta-feira (9).

O cientista Qiang Chen liderou a equipe da Universidade do Estado do Arizona e em parceria com outros pesquisadores desenvolveu esta e diversas outras vacinas e terapias baseadas em plantas.

Esta vacina é inovadora pois utiliza-se do tabaco como assimilador para o chamado invólucro viral. Esta estrutura é composta de proteínas específicas que desempenham um papel primordial para a patogenicidade viral, ou seja, a capacidade do vírus de causar uma doença. A ideia é inserir esta proteína em uma vacina que seja aplicada e gere os anticorpos contra a doença.

49111 - Vacina contra zika é desenvolvida e produzida em folhas de tabaco

(Foto: The Biodesign Institiute at Arizona State University)

Para tal feito os pesquisadores desenvolveram a proteína (chamada de DIII) em culturas de bactérias, depois inseriram nas folhas de tabaco. A espécie foi escolhida devido o crescimento rápido de suas folhas, tornando assim a extração da vacina maior e mais barata.

 

“Nossa vacina oferece uma segurança aprimorada e reduz potencialmente os custos de produção mais que qualquer outra alternativa atual, com uma eficácia equivalente”, disse Chen ao portal G1.

 

Resultados

Depois de extraído todo material das folhas do tabaco utilizado na pesquisa, produziram a vacina. Os teste feitos em camundongos, de acordo com o artigo, aponta que os indivíduos apresentaram uma proteção de 100% contra as variações mais abundantes do vírus zika.

 

*Confira na íntegra aqui.

Comente também!

comentários

Clique para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Psicodelizando é mantido pela Psicodelia Minha Doce Esquizofrenia, um portal criado para compartilhar ideias, experiências, arte e ativismo. Estamos em conformidade com a lei e não fazemos apologia a nenhum tipo de substância.

Siga-nos

CIMA