Header

Anuncie
Música

Um mar de psicodelia: 42 anos de Wish You Were Here

O dia 12 de setembro pode parecer, para muitos, uma simples data. No entanto, para os moradores doutro plano – os psiconautas -, é uma data importante e de longa e profunda viagem. Ontem (12), o álbum alucinantemente lúcido Wish You Were Here, da banda Pink Floyd, completou exatos quarenta e dois anos e não poderia fadar-se ao esquecimento. O grupo ficou conhecido mundialmente pelas letras psicodélicas e foi um grande ícone do movimento hippie, além de conter, em suas letras, desde reflexões metafísicas até relatos sobre os grandes portais da percepção.

Em 1975, o disco lançado e gravado pelo estúdio Abbey Road mudaria o mundo e assim o fez: Wish You Were Here, assim que veio à tona, foi à primeira posição da mais tocadas na Inglaterra. Logo após, conquistou os discos de prata e ouro. Repleto de críticas ao sistema e à indústria musical, o disco também conta com letras que mostram o peso da ausência de Syd Barrett, um dos fundadores do conjunto que saiu em 1968, após desavenças com os parceiros pelo uso abusivo de substâncias. Tal ausência conspira na música que, ferozmente, abre o álbum: Shine on You Crazy Diamond. Outras músicas também exemplificam o momento ruim pelo qual a banda passara no momento.

 

Syd Barrett

Syd Barrett (créditos imagem: spidercatweb)

Com apenas uma semana de lançamento, o disco atingiu, inesperadamente, 900 mil vendas. O fato foi inédito, já que os integrantes do grupo acreditavam ser de difícil produção o material e, até mesmo, entediante. O próprio baterista, Nick Mason, afirmou que achava tedioso o registro das composições. As fortes críticas à indústria musical e seus reis se apresentam em letras que rechaçam a ganância dos donos e seus respectivos interesses no dinheiro, apenas. O álbum conta com cinco músicas: Shine on You Crazy Diamond (parte 1); Welcome to the Machine; Have a Cigar; Wish You Were Here e a segunda parte de Shine on You Crazy Diamond e é um mar de psicodelia. Não à toa, entrou para a história e ecoa até hoje por todo o mundo.

Clique aqui para ouvir o álbum

 

 

Fonte: Pink Floyd – the story of Wish You Were Here

Comente também!

comentários

Clique para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Psicodelizando é mantido pela Psicodelia Minha Doce Esquizofrenia, um portal criado para compartilhar ideias, experiências, arte e ativismo. Estamos em conformidade com a lei e não fazemos apologia a nenhum tipo de substância.

Siga-nos

CIMA