OCB C Novembro
Tabaco

Tabaco bolado x Industrializado: Qual compensa mais?

tabaco bolado

O tabaco está presente em nossa vida e a indústria de cigarros é uma das mais lucrativas do mundo. Você sabia que o hábito de bolar seu próprio cigarro pode te ajudar a fumar menos e também a economizar?

O tabaco bolado compensa mais?

Pelo menos é essa a questão que se ouve muito entre os jovens “o tabaco bolado compensa?”.

Essa febre começou na Europa, se espalhou pela a Austrália, Canadá e agora está vindo para ficar. Nota-se o aumento constante das variedades de marcas e blends disponíveis nas tabacarias e bancas de jornais, assim como os modelos de sedas e filtros que hoje são quase incontáveis.

Beleza, mas o que está gerando essa mudança de comportamento?

Segundo o site de saúde estadounidense VeryWell, os principais motivos para a escolha de fumar o boladinho são:
– Parar de fumar ou fumar menos
– Reduzir o gasto com cigarros
– Seguir uma nova tendência, ou sair do padrão
– Acreditar fazer menos mal à saúde.

Na realidade brasileira, a economia não é tão grande quanto no exterior, porém se você comprar os itens necessários nos lugares certos, com certeza seu bolso vai sentir. Por exemplo: no Mercado Municipal de São Paulo é possível comprar 100g de tabaco por aproximadamente 6 reais, já em tabacarias ou bancas, o valor médio em 30g de tabaco é de 15 reais, isso da uma diferença gigantesca: No mercadão o grama sai a 6 centavos e nas tabacarias, 50 centavos!

Mas afinal, quanto custa um bolado de tabaco?

Bem, vamos por tudo na ponta do lápis! O tabaco do mercadão compensa muito mais, além de que a OCB possui uma linha de sedas específicas para tabaco e filtros de cigarro feitos de cânhamo, sem branqueamento, para reduzirmos os impactos do seu cigarrinho. Calculando:

  • Cada cigarro leva cerca de 3g de tabaco, comprando no mercadão isso corresponde a 18 centavos.
  • Uma caixinha de sedas Green n 8 da OCB, contendo 50 sedinhas, custa 2,50. Comprando essas sedas especialmente desenvolvidas para o tabaco você pagará 5 centavos por seda.
  • Um pacote de filtros OCB Organic Pure Hemp, contendo 120 filtros, custa 10,90. Comprando esse pacote de filtros sem branqueamento químico, você pagará 9 centavos por filtro.

Custo total para um cigarro bolado: 32 centavos.

Como somamos artigos de boa qualidade, incluindo um filtro sem adição de químicos (que você não encontrará em nenhum cigarro industrializado no Brasil), nada mais do que justo que calculado o valor dos cigarros industrializados com base nos cigarros de maior qualidade e que, de alguma forma, tentam reduzir os danos de seu produto. Levamos em consideração um maço de cigarros que custa R$8,50 (marcas com mais qualidade). O fatídico “cigarro paraguaio” seria mais barato, porém, sua procedência e armazenamento duvidoso podem ser um risco a mais para sua saúde.

Custo total para um cigarro industrializado: 42 centavos.

Portanto o cigarro industrializado é sim mais caro que o cigarro bolado. A pesar da diferença não ser tão significativa, outros fatores também apontam que o boladinho pode ser sua melhor opção.

Apesar da questão saúde já ter sido estudada por diversas universidades, as conclusões ainda são um tanto controversas: o fato do tabaco enrolado conter menos aditivos químicos em sua composição não quer dizer que ele não vai te fazer mal, principalmente se você não utilizar filtros na produção do seu careta

Quando se aborda o tema Redução de Danos, a grande vantagem de se fumar cigarros artesanais é conseguir diminuir o hábito. É unanime que existe um processo de adaptação, mas no fim das contas a maioria dos usuários afirma que a quantidade diária de cigarros cai drasticamente. Outro fator importante, é o habito de bolar. Para muitos, o processo de fazer o cigarro com as próprias mãos já é um fator que colabora para a sensação de bem-estar e relaxamento, uma vez que esse momento é perfeito para distrair e espairecer a cabeça. É nesse processo que você tem a chance de olhar para tabaco com outros olhos: quando a motivação para fumar deixa de ser a substancia em si e se torna o ritual de preparo, com o tempo, o desejo pelo industrializado vai diminuindo e você conseguirá aproveitar uma experiência cada vez mais natural.

Não sabe por onde começar? Você pode adquirir todos os acessórios como sedas, filtros e boladores pelo site da OCB Shop! Confira todos nossos produtos aqui.

Comente também!

comentários

Clique para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Psicodelizando é mantido pela Psicodelia Minha Doce Esquizofrenia, um portal criado para compartilhar ideias, experiências, arte e ativismo. Estamos em conformidade com a lei e não fazemos apologia a nenhum tipo de substância.

Siga-nos

CIMA