OCB C Novembro
Ativismo e Política

Legalização da maconha reduz mortes por ópio no Colorado

maconha - Legalização da maconha reduz mortes por ópio no Colorado

A legalização da maconha (cannabis) no Colorado (USA) fez com que as mortes derivadas de opiáceos declinassem cerca de 6%.

Legalização

A Legalização da maconha no Coloradocaricature 2671743 960 720 195x300 - Legalização da maconha reduz mortes por ópio no Colorado fez o número de mortes por opiáceos – substâncias derivadas do ópio – declinar em 6%, segundo uma pesquisa divulgada pelo The American Journal of Public Health.

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Escola de Saúde Pública do Norte do Texas comparou os dados de morte por opiáceos antes e depois da legalização canábica e sua venda para adultos. Os resultados foram surpreendentes: houve um déficit de 6,5% mensal nas mortes por tais produtos. Os estudiosos também compararam os índices mortais com estados vizinhos, onde não se tem a mesma política de drogas quanto à maconha. Os resultados não foram diferentes: há mais abuso e mortes por overdose do ópio em tais estados.

O abuso de ópio nos Estados Unidos já se tornou caso de saúde pública, sendo um dos países onde mais se abusa da substância. O combate ao vício tem se tornado problemático à população. Só em 2016, foram relatadas 64.000 mortes por opiáceos apenas nos EUA, um aumento de 21% se comparado a 2015. O Colorado teve seus índices de overdose crescentes durante 14 anos e agora veio a declinar. Para muitos, a maconha veio para salvar e deve, inclusive, ser a política adotada por todo o território estadunidense.

Entretanto, não é o primeiro estudo que correlaciona isso. Em 2014, outro estudo foi divulgado no jornal Journal of the American Medical Association, com a conclusão de que nos estados onde se tem a maconha legalizada, há apenas ¼ das mortes que são ocorrentes em outros estados. No Arizona, por exemplo, a maconha é completamente ilegal e os números de mortes por overdose subiram em 16% de 2015 a 2016. Na Flórida, o porte canábico pode levar a cinco anos de cadeia. Porém, os dados de morte por derivados do ópio subiram bruscamente em 22% de 2014 a 2015.

Comente também!

comentários

Clique para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Psicodelizando é mantido pela Psicodelia Minha Doce Esquizofrenia, um portal criado para compartilhar ideias, experiências, arte e ativismo. Estamos em conformidade com a lei e não fazemos apologia a nenhum tipo de substância.

Siga-nos

CIMA