OCB C Dezembro
Música

Devaneios Sonoros: artistas incríveis e inusitados

Devaneios Sonoros 2

Devaneios Sonoros por John Nascimento*

Dentre as sete artes estabelecidas por Ricciotto Canudo, abordaremos aqui a primeira, a música.

O intuito é ir além do que se ouve com frequência, dando uma volta pelo mundo em busca das sonoridades mais instigantes e inusitadas. Sendo assim, começaremos aterrissando no Continente Africando, trazendo o trabalho do compositor e multi-instrumentista etíope Mulatu Astatke.

Conhecido como o pai do “Ethio-Jazz“, Mulatu tem em sua obra uma versatilidade incrível de timbres, indo dos ritmos latinos ao Jazz, do Funk à música tipicamente indiana; gerando uma sonoridade marcante e bem repleta de referências étnicas.

Uma boa maneira de conhecer um pouco da obra do artista é por meio do álbum “New York – Addis – London – The Story of the Ethios Jazz 1965 – 1975“, compilação lançada no ano de 2009.

Uma das canções mais interessantes da vasta obra de Mulatu é “Yekermo Sew
Conheça:

Próximo destino dos Devaneios Sonoros: Estados Unidos da América

Visitaremos agora a obra da banda americana “Steely Dan

Formada no início da década de 70, a banda contou com diversas formações, porém o duo constituído por Walter Becker (guitarra e contrabaixo) e Donald Fagen (vocais, teclados, piano, harmônica) foram os pilares deste trabalho.

Todo o virtuosismo da banda fica evidente na diversidade de gêneros reunidos em sua sofisticada obra, onde não seria nenhum absurdo dizer que criaram um estilo próprio e por conta disso todas as fases pelas quais passaram merecem ser admiradas com tamanha atenção.

Podemos dizer que o Fusion é o gênero que define melhor a sonoridade da banda, sendo a mescla do Rock, Jazz, Funk e o Rhythm and Blues (R&B).

Valem em especial ouvir os álbuns “Pretzel Logic – 1974“, o impecável “Aja – 1977” e “Gaucho – 1980

Infelizmente banda encerrou as atividades no ano de 2017, por conta do falecimento do Becker. Abaixo, você pode conferir um dos maiores clássicos da banda, a psicodélica “Do It Again”.

 

Continue acompanhando o portal, em breve teremos mais Devaneios Sonoros!

Comente também!

comentários

Clique para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Psicodelizando é mantido pela Psicodelia Minha Doce Esquizofrenia, um portal criado para compartilhar ideias, experiências, arte e ativismo. Estamos em conformidade com a lei e não fazemos apologia a nenhum tipo de substância.

Siga-nos

CIMA